Campus Feliz promove curso “Educação Inclusiva – Primeiros Passos”

Postado por: admin | Postado em: Ações Inclusivas, NAPNE, Notícias | Não Comentada

De 02 a 12 de maio, o Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) recebe inscrições para o curso “Educação Inclusiva – Primeiros Passos”. A capacitação é destinada a profissionais da área de Educação e Saúde dos municípios da região do Vale do Caí.

As aulas serão na modalidade de Ensino a Distância e ocorrerão de 13 de maio a 17 de julho, sendo que haverá dois encontros presenciais (no início e no final). A carga horária do curso é de 60 horas, distribuídas em seis módulos. Ao final, os alunos que atingirem 60% de participação e aproveitamento, receberão certificado de conclusão.

As inscrições para o curso estarão abertas de 2 a 12 de maio e poderão ser realizadas no site do Campus Feliz –www.feliz.ifrs.edu.br – menu Extensão/ Napne

No dia 19 de maio, será realizada a aula inaugural do curso com uma “Roda de Conversa”, das 19h às 22h, no Centro Cultural de Feliz (Rua Tomé de Souza, 40 – Centro). Profissionais das áreas de educação e saúde, com experiência no atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs), trocarão conhecimentos. A atividade é aberta à comunidade em geral, sem necessidade de inscrição.

A proposta faz parte do projeto de extensão “Ações Afirmativas do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)” do Campus Feliz e conta com o apoio a Prefeitura de Feliz.

Confira a programação do curso:

Módulo I

Disciplina I – Direitos Humanos; Histórico da inclusão escolar no Brasil; Educação inclusiva reflexões

Disciplina II Legislação brasileira; Desenho universal; Currículo e adaptação curricular; Atendimento Educacional Especializado

Disciplina III – Deficiência Visual

Disciplina IV – Deficiência Física

Disciplina V – Deficiência Auditiva e surdez

Disciplina VI – Deficiência surdo-cegueira

Módulo IV

Disciplina VII – Deficiência Intelectual

Disciplina VIII – Pessoas com transtornos globais de desenvolvimento

Módulo V