Início do Conteúdo

agosto 21

Exposição Arte Descrita

Postado por: admin | Postado em: NAPNE, Notícias | Não Comentada

Imprimir

Esta áudio-descrição tornou acessíveis algumas imagens de obras consagradas da história das artes visuais que fazem parte do acervo do artedescrita.blogspot.com, do professor e pesquisador Thiago Cerejeira, que em 2011 deu início ao projeto deste espaço virtual inclusivo dedicado à arte e à acessibilidade.

O Blog é um espaço que permite a análise e tradução visual de diversas formas de manifestações artísticas inerentes às Artes Visuais, Cênicas, Arquitetura, Música, Moda e Design. O objetivo é oferecer à pessoas com deficiência visual e a todos os apreciadores de arte e cultura a oportunidade de, através da áudio-descrição, interagir entre si, expondo suas críticas e opiniões.

A áudio-descrição da exposição Arte Descrita, é uma iniciativa do Blog Arte Descrita em parceria com a Midiace. As obras áudio-descritas são de períodos e movimentos artísticos distintos e procuraram contemplar estilos diversificados. O roteiro é assinado por Thiago Cerejeira e revisado por Jacqueline Cerejeira. A narração foi produzida através de recurso de voz sintetizada.

O autor, Thiago Cerejeira, é Arte-educador, Professor e Pesquisador de Moda e Design, e decidiu se dedicar ao estudo da áudio-descrição após ter adquirido deficiência visual, considerada como baixa visão, em 2010. Importante ressaltar que o autor desenvolve este trabalho de forma experimental e que não possui formação específica nesta área, tendo constituído seu processo de aprendizagem basicamente por prática autodidata e através da participação no grupo de discussão “Áudio-descrição em estudo”, coordenado pelo professor Francisco Lima do CEI – Centro de Estudos Inclusivos da UFPE.

A exposição contempla doze imagens de obras emblemáticas que vão desde a Arte Egípcia, passando pelo Renascimento até a Contemporaneidade.

Contato e referências:
thiago.cerejeira@hotmail.com
artedescrita.blogspot.com
audio-descricao-em-estudo@googlegroups.com

Comentários não disponíveis!

 

Desenvolvido pelo Projeto de Acessibilidade Virtual | IFRS