IFRS desponta em cotas para a pós-graduação

Postado por: admin | Postado em: Ações Inclusivas | Não Comentada

Instituto Federal é pioneiro na reserva de vagas em cursos de qualquer nível

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com sede em Bento Gonçalves, passa a contar, nos próximos processos de seleção para pós-graduação, com a inclusão de cotas para negros (pretos e pardos, indígenas e Pessoas com Deficiência (PCD), a exemplo do que já ocorre no ingresso dos cursos de graduação e técnico; e nos concursos públicos de servidores da instituição. A medida foi recentemente aprovada pelo Conselho Superior do IFRS (Consup).

Com a ação pioneira, os dois novos cursos de mestrado profissional terão a reserva de cotas nos processos de seleção, previstos para ocorrerem ainda neste 11 semestre de 2015, 0 mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais ofertado em Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz. E o mestrado em Informática na Educação é oferecido pelo Campus Porto Alegre.

Com isso, os cursos do IFRS de qualquer nível passam a ter a reserva de cotas em seus processos seletivos, o que reforça o comprometimento da instituição com as políticas de ações afirmativas. Esta decisão pioneira coloca o IFRS na vanguarda das instituições de Ensino, no que se refere às ações afirmativas. Com isso, estamos contribuindo para a redução das injustiças e desigualdades existentes no sistema educacional público no Brasil, argumenta o pró-reitor de Pesquisa, Graduação e Inovação, Júlio Xandro Heck.

0 Instituto conta, desde 2010, com a Assessoria de Ações Inclusivas, que responsável por planejamento, integração e coordenação das ações relacionadas à política de inclusão. O objetivo é promover a cultura da Educação para a convivência, o respeito às diferenças, a inclusão, a permanência e saída exitosa de pessoas com necessidades especiais para o mundo do trabalho.

Fonte:Correio do Povo