outubro 16

Napne do Câmpus Bento Gonçalves recebe a visita de servidores do IFES

Postado por: admin | Postado em: NAPNE, Notícias | Não Comentada

Equipe do Napne e do PAV durante reunião com servidores do IFES

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) e o Projeto de Acessibilidade Virtual (PAV) do Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), receberam nesta terça e quarta-feira, 8 e 9 de outubro, a visita de Suzana Maria Gotardo Chambela, coordenadora do Napne do Câmpus Santa Teresa e Elton Vinícius Silva, programador visual do Centro de Educação a Distância (Cead) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).O objetivo do encontro foi conhecer melhor o trabalho do Napne e do PAV, trocar experiências e tratar da acessibilidade do Ensino a Distância (EAD) do IF Capixaba. “Viemos saber mais sobre as práticas, é impressionante o conhecimento que o pessoal tem aqui. O Câmpus Bento é referência em pesquisa, acessibilidade e desenvolvimento de projetos, por isso, para nós que temos um trabalho de destaque em EAD, essas trocas são fundamentais”, afirma Suzana. Elton complementou dizendo que a Comissão de Atendimento Estudantil ao Aluno com Deficiência, da qual faz parte, está desenvolvendo uma pesquisa para saber mais sobre as necessidades dos alunos especiais. De acordo com o programador visual, hoje o IFES possui dois mil alunos na modalidade EAD, onde são oferecidos nove cursos entre técnicos, graduação e pós-graduação e existe um bom número de estudantes que possuem necessidades especiais. “A ideia é que a partir do levantamento feito por esta pesquisa, aliado ao trabalho que viemos conhecer, seja aplicado no nosso Instituto esse planejamento. Observamos o quanto o IFRS está com o olhar para a tecnologia e acessibilidade virtual, é fantástico o fato de terem pessoas com deficiência na equipe para desenvolver o produto e a pesquisa”, defende.Visita Recepcionados pela equipe do Napne e do Projeto de Acessibilidade Virtual (PAV) do IFRS, no primeiro dia, eles puderam conhecer os projetos desenvolvidos por ambos, receberam da equipe uma avaliação do ambiente virtual e dos materias do Cead do IFES, visitaram o setor pedagógico, a estrutura física acessível, como ocorre o atendimento aos alunos com deficiência, conheceram os livros didáticos digitais MecDaisy e puderam trocar diversas experiências com a professora Daniela Menegoto, que era a coordenadora da EAD no Câmpus Bento. O segundo dia foi dedicado a saberem mais sobre as tecnologias assistivas e depois passar aos servidores do Napne e do PAV o conhecimento que têm em EAD. Para o gerente do PAV, Everaldo Carniel, o encontro foi muito proveitoso. “O EAD deles é muito bem estruturado. É perceptível o quanto são organizados, entretanto, ainda não têm a parte de acessibilidade que nós temos bem forte, isso contribuiu bastante para o compartilhamento de ideias”, finaliza. A equipe Também estiveram presentes durante a visita, a assessora de ações inclusivas e gerente nacional do PAV, Andréa Poletto Sonza; a coordenadora do Napne, Sirlei Bortolini; a técnica em assuntos educacionais Maria Isabel Accorsi; Bruna Salton, professora orientadora do PAV; os técnicos em tecnologia da informação, Lael Nervis e Rodrigo Cainelli; o assistente em administração, Anderson Dall Agnol e os bolsistas do Napne e do PAV.