outubro 20

Representantes do IFRS ministram palestra sobre EAD acessível em evento da Ufrgs

Postado por: admin | Postado em: NAPNE, Notícias | Não Comentada

Participantes da webconferência sobre EAD acessível

Para debater formas de garantir a acessibilidade na educação a distância (EAD), representantes do IFRS participaram de webconferência promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no dia 9 de outubro. De uma sala da Reitoria do IFRS, conectada com todos os polos de EAD da Ufrgs, a assessora de ações inclusivas do instituto, Andréa Poletto Sonza, e a bolsista Vera Fucks, do Projeto de Acessibilidade Virtual, ministraram palestras. “O objetivo do evento foi mostrar formas de se fazer EAD com acessibilidade. Após as conversas, o IFRS se colocou à disposição da Ufrgs para estudar e apontar melhorias necessárias em ambientes EAD, para que sejam acessíveis”, explicou Andréa. Na palestra, ela falou sobre materiais digitais acessíveis, oferecendo informações práticas sobre como montar uma apresentação, construir um texto escrito, fazer um pdf ou um vídeo acessíveis. Vera relatou sua experiência, como cega, em ambiente virtual de aprendizagem que utiliza a ferramenta de acessibilidade moodle com leitores de tela. Na sala da Reitoria do IFRS conectada ao evento, estiveram também representantes dos institutos federais do Espírito Santo e de Brasília, que estavam em Bento Gonçalves. Os servidores da Reitoria Anderson Dall Agnol e Bruna Poletto Salton e o servidor do Câmpus Bento Gonçalves Everaldo Carniel participaram da atividade.