Nota de repúdio aos fatos que ocorreram no Consup/IFRS em 23/4/19

Postado por: admin | Postado em: Ações Inclusivas | Não Comentada

Os Núcleos de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI) e os Núcleos de Ações Afirmativas (NAAF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), vem manifestar seu repúdio aos fatos ocorridos durante a segunda reunião ordinária do Conselho Superior (CONSUP) do IFRS, no dia 23 de abril do presente ano, no campus Ibirubá do IFRS. Corroboramos a nota já emitida pelo campus Osório e solicitamos à gestão do IFRS que apure o caso também na esfera administrativa, para que sejam tomadas as medidas necessárias e posturas inadequadas ao serviço público não sejam naturalizadas.

Desde que a costa africana foi invadida e colonizada por europeus no século XV, durante quase quatro séculos, o Brasil foi uma das nações que mais traficou mão de obra escravizada. Estima-se que até 13 milhões de africanos podem ter sido arrancados de seu continente e trazidos para cá com requintes de crueldade, tais como: sequestro, tortura e viagens em condições desumanas nos porões de navios negreiros, separação das famílias e povos; rejeições de culturas diversas; impedimento de cultos afro-religiosos; entre outros. Há quem se questione se não houvera resistência frente tamanha atrocidade, e para isso devemos recordar as inúmeras estratégias de resistência, inclusive revoltas lideradas por escravizados africanos, que formavam quilombos e se auto organizavam. No Brasil de 2019, mais de cento e trinta anos após a dita abolição da escravatura, ainda sofremos cruelmente com os reflexos deste que foi um dos maiores crimes da Humanidade. Por conta desta construção, o processo histórico e material se firma em um sistema estrutural e estruturante que perpetua a condição da população negra como inferior em uma escala social desigual. Estes fatos comprovados a partir de uma breve análise dos números que indicam a ausência de homens e mulheres descendentes de africanos que foram escravizados no Brasil em determinadas profissões e ofícios. Fato que fica evidente quando comparamos a população negra do Brasil, 55,4%, segundo o último censo do IBGE, com o número de professores universitários negros, 16% segundo o INEP . As estatísticas se tornam mais alarmantes quando verificamos que a taxa de homicídios de pessoas negras aumentou 23,1% (atlas violência/IPEA) . No documento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 2014, seu então presidente, Sergei Suarez Dillon Soares corrobora nosso ponto de vista, ao afirmar que o período de escravidão possui papel significativo na perpetuação do racismo perverso em nosso país na atualidade, além de ser mascarado e ao mesmo tempo potencializado pela mito da democracia racial.

Ainda são recentes as construções das primeiras políticas de ações afirmativas específicas para a população negra. Tais políticas querem, de alguma forma e ainda timidamente, reparar a injustiça histórica a que o Estado brasileiro sujeitou esses povos e seus descendentes. Evidenciamos as mazelas sociais, mediante a falta de oportunidades culturais, educacionais e econômicas. As políticas de ações afirmativas, popularmente conhecidas como políticas de cotas, possibilitam o acesso à Educação de qualidade, a inserção no mercado de trabalho e visibilidade às contribuições da população negra para a construção do país.

Nesse contexto de racismo estrutural, é inadmissível considerar “coitadismo” a busca por direitos da parcela majoritária da população que é sub-representada nos espaços de decisão e até inexistente em alguns setores institucionais. Soa trágico que um dirigente de uma instituição, criada para atender a classe trabalhadora, em que as políticas de ações afirmativas devem ser respeitadas e implementadas, tenha se portado de forma tão inadequada. Parece desconhecer a finalidade da instituição a qual serve e não valorizar a luta empreendida pelos grupos sociais que reivindicam equidade e direitos que têm sido historicamente negados, em benefício, muitas vezes, da manutenção de privilégios dos grupos hegemônicos (brancos), que insistem em reproduzir os lugares sociais do Brasil Colonial, a Casa Grande e a Senzala. Classificar a luta de negras e negros por igualdade de direitos de “coitadismo” é desconsiderar (ou desconhecer) a enorme dívida social que o Estado brasileiro tem com esses sujeitos. Mais do que isso, é pensar que tudo é questão de mérito e desprezar, para dizer o mínimo, que as bases para a autonomia dos descendentes da diáspora africana foram negadas desde sempre e que esse é um problema de todos os brasileiros e brasileiras pois, como diz Angela Davis, “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.

Bento Gonçalves, 07 de maio de 2019.

Assinam a nota os seguintes Núcleos de Ações Afirmativas do IFRS:

NAAF IFRS Alvorada
Janaína de Nardin

NEABI IFRS Canoas
Paulo R. Faber Tavares Jr.

NEABI IFRS Caxias do Sul

Carlos Robério Garay Correa

NAAF Reitoria
Rosângela Ferreira