novembro 24

Registrando ações do Neabi Osório em novembro…

Postado por: admin | Postado em: Ações Inclusivas, NEABI, Trabalhos | Não Comentada

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O mês da consciência negra foi marcado por ações no campus. No dia 07,  foi realizado um ciclo de palestras e atividades culturais referentes a temática, o evento teve como foco os alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Administração e Informática) nos turnos da manhã e da tarde do campus

(Natália Alves, bolsista voluntário no Neabi foi mestre de cerimônia nesta ação)

(Na imagem a profa. Agnes durante uma das oficinas de ritmos afro-brasileiros)

(Na imagem, o coro jovem entoando (em meio a jogos dramáticos) canções Afro-brasileiras)

(Na imagem, a pesquisadora Daniele Machado Vieira em sua fala sobre as demarcações do território negro em Porto Alegre)

Nos intervalos, as Profas. Cíntia e Flávia (membros do Neabi) ofereceram aos participantes um delicioso arroz doce, essa guloseima chegou ao Brasil na época do império, pela corte Portuguesa, desse modo passou a ser ofício das escravos dar-lhe o ponto. O arroz doce asiático/português que conhecemos é uma tradução afro-brasileira.

(Na imagem, o Prof. Estevão em sua fala sobre  Políticas Públicas Étnico-Raciais).
Na quarta-feira à noite, a Socióloga Reginete Bispo esteve no campus para uma fala intitulada “Racismo e Políticas Públicas de promoção da da Igualdade Racial”.
No dia 11, o Prof. Sérgio Portella conduziu o cine-debate “Panteras Negras” com os estudantes do noturno:

Outras ações:
  •  A Profa. Agnes  realizou um apresentação com coral/ músicas afro-brasileiras no campus de Feliz, no dia 22;
  • No dia 11 a coordenadora do Neabi (Maria Cristina) esteve na UERGS/Poa fazendo uma fala sobre a Pedagogia do Destino e a população negra nas favelas.
  • Membros do Neabi Osório estarão participando do Seminário Nilo Feijó (OAB) na próxima semana;
  • No dia 30, o Neabi estará no campus da UFRGS/ Litoral Norte socializando as ações do Neabi  Osório.

Imagens do post:  Matheus Stenzel/ estagiário da Comunicação