julho 23

Ações Inclusivas

Postado por: admin | Postado em: Ações Inclusivas | Não Comentada

A Assessoria de Ações Inclusivas, institucionalizada pela Reitoria do IFRS, por meio da portaria nº 168 de 14 de maio de 2010, é o órgão responsável pelo planejamento e coordenação das ações relacionadas à política de inclusão. É responsável pela integração de Ações de Inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Nota Técnica SETEC/MEC nº 272/2010) do IFRS. Sua finalidade é promover a cultura da educação para a convivência, o respeito às diferenças, a inclusão, permanência e saída exitosa de pessoas com necessidades especiais para o mundo do trabalho, buscando a remoção de todos os tipos de barreiras. A Assessoria de Ações Inclusivas do IFRS encontra-se vinculada à Pró-Reitoria de Extensão.

A criação das Assessorias de Ações Inclusivas faz parte do Programa TECNEP (Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC). A estrutura do Programa TECNEP é composta por uma Gestão Central (na SETEC/MEC), cinco Gestões Regionais, Gestões Estaduais, Assessorias de Ações Inclusivas (uma por Instituto) e NAPNEs – Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (um para cada campus).

À Assessoria de Ações Inclusivas compete:

democratizar e equiparar as oportunidades educacionais no IFRS a todos os cidadãos;
planejar, estimular e promover políticas continuadas de ações inclusivas no IFRS;
assessorar o IFRS nas questões relacionadas à inclusão;
fomentar, divulgar e assessorar programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e de extensão, no âmbito do Instituto, em todas as dimensões inclusivas definidas pelo MEC;
planejar, organizar e acompanhar as ações de inclusão em cada campus, sistematizando as informações e consolidando as ações realizadas;
auxiliar a criação e manutenção dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNEs) em cada campus;
incentivar o desenvolvimento de projetos, pesquisas e inovação na área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Física e Virtual);
incentivar as parcerias com outras Instituições;
promover e acompanhar os mecanismos de inclusão envolvendo a acessibilidade física, atitudinal, metodológica, instrumental, programática e comunicacional nos campi do IFRS;
apoiar a Formação de Recursos Humanos no âmbito da Educação Profissional, Científica e Tecnológica Inclusiva;
identificar condições favoráveis que permitam uma maior independência, qualidade de vida e inclusão social, às pessoas com deficiência, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho;
estimular a criação de centros de referência nas áreas de Inclusão, Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

Contatos

Assessoria de Ações Inclusivas – Andréa Poletto Sonza (andrea.sonza@ifrs.edu.br)
Telefone: (54) 3449-3300 Ramal 356